Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O trabalho é inédito e não está sendo considerado por outro meio de publicação.
  • É possível submeter trabalhos nos formatos Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Cada boletim deve ser limitado a, no máximo, 20 páginas após a diagramação.
  • O número máximo de autores por trabalho é cinco. No entanto, esse limite pode ser ampliado para até dez autores, desde que o autor principal do trabalho justifique de forma clara e relevante a contribuição intelectual de cada um.
  • O boletim deve estar no formato A4, com margens (superior, esquerda, inferior e direita): 0,00 x 0,21 x 0,00 x 0,14 cm.
  • O trabalho atende aos padrões de estilo e às normas bibliográficas estabelecidas nas Diretrizes para Autores, disponíveis na seção "Sobre o Boletim".
  • O texto deve ser justificado e formatado em uma única coluna ou duas colunas, utilizando a fonte Arial, tamanho 12 pontos (pt), com espaçamento entre linhas de 1,5.
  • O boletim técnico pode incluir figuras, tabelas e fórmulas.

Diretrizes para Autores

Elementos Textuais

A página inicial do boletim deve conter o título, o nome, a última titulação, a afiliação e o e-mail dos autores.

O título deve estar centralizado, em letras maiúsculas, em negrito e em 14 pt, com no máximo 20 palavras. 

Os nomes dos autores, suas titulações,  afiliações e e-mails devem estar centralizados, utilizando fonte de 12 pt, com apenas as iniciais dos nomes em maiúscula. 

Os nomes dos autores devem ser escritos por extenso, sem abreviações. 

Os endereços eletrônicos mencionados no texto devem ser formatados sem "hiperlinks".

Os trabalhos publicados neste boletim devem conter os seguintes elementos textuais: resumo; apresentação; objetivo(s); processo de elaboração do produto; resultados alcançados e impactos; aplicabilidade e abrangência; objetivo(s) do desenvolvimento sustentável (ODS) envolvido(s); conclusões ou considerações finais; financiamento (opcional); agradecimentos (opcional); e referências.

Um resumo da pesquisa deve ser apresentado na primeira página do boletim, abaixo da identificação dos autores, ao lado de uma foto representativa da pesquisa, e as seções Conclusões e Referências (ou, se houver, as seções financiamento e/ou agradecimentos) podem terminar na última página.

Resumo 

O resumo deve conter no máximo 100 palavras, incluindo números, preposições, conjunções e artigos. Deve ser escrito em frases curtas e diretas, sem a divisão em parágrafos. Não é permitido o uso de citações bibliográficas ou abreviaturas. O objetivo é transmitir a ideia principal da pesquisa de maneira clara e objetiva.

Apresentação

A apresentação deve expor, de forma concisa e clara, a importância do tema abordado, assim como a justificativa para a realização do trabalho, destacando a relevância do problema científico abordado. 

Objetivo(s)

Apresentar de forma clara e direta o(s) objetivo(s) principal(is) do trabalho.

Processo de Elaboração do Produto

Descrever o local e processo metodológico adotado para o desenvolvimento do produto, de acordo com a natureza do trabalho. Mencionar os recursos utilizados e as parcerias estabelecidas, se houver. O uso de subseções deve ser evitado; quando necessárias, os títulos devem ser escritos com a inicial maiúscula e alinhados à esquerda.

Resultados Alcançados e Impactos

Apresentar de forma objetiva e quantitativa (se possível) os principais resultados obtidos com o desenvolvimento do produto. Use gráficos, tabelas, figuras e outras representações visuais para facilitar a compreensão dos dados. Além disso, é necessário discutir os impactos do produto ou projeto na comunidade, no meio ambiente ou no setor em questão. Essa seção deve evidenciar como os resultados geraram mudanças positivas e sustentáveis.

As tabelas e figuras devem ser citadas em ordem numérica sequencial, destacadas em negrito (Figura 1, Tabela 1), e todos os dados devem ser discutidos ou relatados, no caso de experiências e estudos de caso. Não é permitido apresentar os mesmos resultados em tabelas e figuras simultaneamente. As legendas devem ser alinhadas justificadamente.

Aplicabilidade e Abrangência

Esta seção deve explorar as possíveis utilizações práticas do produto ou estudo em diferentes contextos, ou seja, a facilidade com que se pode empregar o Produto a fim de atingir os objetivos específicos para os quais foi desenvolvido, incluindo possibilidades de replicabilidade como produção técnica. É necessário descrever de que forma os resultados podem ser aplicados em realidades diversas, tanto em termos regionais quanto setoriais, destacando sua relevância para o desenvolvimento regional e para a solução de desafios socioambientais. Além disso, é importante discutir o alcance potencial do trabalho, especificando o público-alvo e as áreas de impacto. Se possível, mencionar a possibilidade de adaptações ou replicações em outras localidades ou setores.

Objetivo(S) do Desenvolvimento Sustentável (ODS) Envolvidos

Destacar como o trabalho contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especificando quais ODS foram diretamente envolvidos. Faça uma correlação clara entre os resultados do trabalho e as metas globais de sustentabilidade.

Considerações

Esta seção deve sintetizar os pontos mais relevantes observados ao longo do trabalho, identificando possíveis limitações do estudo ou do produto desenvolvido e sugerindo caminhos para futuras pesquisas ou aprimoramentos. As considerações também podem abordar a relevância das parcerias estabelecidas, o papel das metodologias aplicadas e os desafios enfrentados. Por fim, apontar a importância do produto para o desenvolvimento regional e para o alcance de metas de sustentabilidade a longo prazo.

Referências

As referências devem seguir as normas da ABNT, estar formatadas em fonte de 12 pt e separadas por um espaçamento de 6 pt. Cada referência deve ser citada no texto, e toda citação no texto deve ter a respectiva referência listada.

Diretrizes para Autores

Normas para submissão de trabalhos técnicos 

- A submissão de trabalhos é feita exclusivamente on line, após o cadastro no site do boletim e seguindo o procedimento de submissão.

- O Boletim Técnico do UNIMAM não cobra taxas de submissão ou publicação de trabalhos.

- O trabalho é original e não foi submetido ou publicado em outros meios de comunicação científica.

- O autor correspondente (responsável pela submissão), é responsável pela aceitação da submissão e publicação no Boletim Técnico do UNIMAM por TODOS os autores do trabalho.

Modelo para preparação do manuscrito:

  1. Documento principal (link do modelo), aplicar para escrever seu manuscrito completo, exceto autores e afiliações dos autores.
  2. Página de título (link do modelo), aplicar para incluir os autores e suas afiliações.

*Trabalhos submetidos fora dos padrões e normas (modelos) do Boletim serão imediatamente rejeitados.

Direitos autorais (Copyrights)

- Os autores assumem total responsabilidade pela obra (boletim) publicado e concedem ao Boletim Técnico do UNIMAM os direitos a disponibilizar o trabalho na web.

- Os autores são inteiramente responsáveis por qualquer plágio relacionado a textos, imagens ou outros conteúdos que possam permanecer no boletim após a publicação. A equipe editorial do Boletim Técnico do UNIMAM utiliza ferramentas de detecção de plágios antes da publicação do manuscrito.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste boletim técnico serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação. Esses dados não serão disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.